2011/03/28

Norbert Elias

Uma das coisinhas interessantes que estive a ler nos últimos tempos:
Norbert ELIAS, O processo civilizacional. Investigações sociogenéticas e psicogenéticas
O livro é um clássico. A edição final do autor é de 1976.
O livro está muito bem escrito. A questão que interessa é perceber como é que sociedade e indivíduo se articulam. Na corrente maioritária sociologia e psicologia são dois campos cientificamente separados porque têm objectos de estudo distintos. A tese do autor é que precisamente isso não acontece. O sujeito não se entende sem a sociedade e a sociedade sem o sujeito. Pode parecer simples mas "mexe" com muits tradição instalada.
Para defender a sua tese ele faz uma história da civilização europeia desde a idade média e mostra como as condições sociais, culturais, económicas foram moldando a estrutura psicológica das pessoas.
Para mim que estou a usar uma ferramenta analítica (teoria das representações sociais) vinda da psicologia social isto é um documento de fundamentação sólido.
Devo começar que me custou a ler a introdução do livro; o autor falava e falava e eu sem perceber de que é que ele estava a falar. Se vos acontecer o mesmo, façam como eu: leiam o livro todo e, depois, com calma, leiam a introdução. Fica-se a perceber qual o combate do autor

Sem comentários: