2011/08/02

multiculturalismo da treta

O último número da Papers on Social Representations é sobre a solidariedade social. Hoje estive a ler BERRY John W.Integration and multiculturalism. ways towards social solidarity.
O artigo apresenta as ferramentas básicas para conhecer os processos pelos quais gurpos diferentes coexistem num mesmo espaço social.
Motivei-me ao tema porque me poderia dar algumas ideias de como é que um grupo que me interessa (a Igreja) se relaciona ou pode relacionar com o grupo mais amplo da sociedade.
Frustrante. O artigo apresenta-me alguma terminologia que eu não domino bem e que me enriquece. Mas é muito superficial, há artigos citados que não aparecem na bibliografia, simplista.
E esquece os princípios mais interessantes da TRS: como é que um grupo minoritário consegue alterar as representações de um grupo maior.

Sem comentários: