2009/09/22

Educação cristã: um serviço e um compromisso

Não sei se sabem mas de 4 a 11 de Outubro vai celebrar-se a semana da educação cristã. Dá-me a sensação que é uma iniciativa que passa muito ao lado das nossas comunidades cristãs, o que é pena
Devo confessar que também eu não me mobilizo muito. Mas este ano, fui ler a mensagem da semana.
Não a acho particularmente relevante mas isso pode dever-se a distracção minha. Diz umas coisas genéricas e verdadeiras sobre educação e (ponto positivo) tenta ligar a educação cristã ao ano sacerdotal.
Claro que se usa muito a expressão educação cristã; estando eu fora de contexto posso não saber exactamente o alcance da expressão. Mas, supostamente, seria a catequese, a ERMC, a pastoral de jovens, a escola católica... Bom: fala-se apenas de catequese e de ERMC.
Além disso há uma perplexidade que me apareceu.
Leiam por favor o nº 2:
2. A Igreja sempre assumiu a educação como um imperativo da sua missão evangelizadora, consciente de que é através da educação que se constrói a realização humana e o futuro da própria humanidade. Por isso, empenha-se em promover a educação cristã, como um serviço e um compromisso: serviço do “homem novo” (2) e de uma sociedade renovada, nos quais estão directamente envolvidos a Família, a Escola, a Paróquia e os Movimentos e Associações laicais.
Isto não vos soa estranho? É que este elenco dos "agentes" da educação cristã inclui a paróquia... só muito wishfull thinking!
E porque é que não inclui os religiosos?
Esta "exclusão" aparece também em 3.2: 3.2. A educação cristã não se restringe à Catequese. Começa na Família e prolonga-se na Escola, que lhe presta um contributo subsidiário, sendo frequentemente apoiada, mormente nos adultos, pelos Movimentos e Associações laicais.

Sem comentários: