2009/12/31

Ainda sobre esta primeira ronda dos questionários

Acabei de introduzir os dados.
Algumas ideias que se confirmam.
1 - O povo não se confessa mesmo. Ainda não me meti a fazer estatística a sério mas aposto que vai haver uma correlação inversa muito forte entre ir à missa e confessar-se. o que é, para mim, curioso.
2 - O pessoal diz que reza quase todos os dias.
3 - A respeito da imagem de Deus. Alguns valores (paz, alegria, felicidade) estão muito presentes. Algumas formulações mais "reificadas" (tiradas possivelmente duma catequese mais nocional, a la pio X). Grande confusão entre as pessoas da Trindade. A centralidade revelacional de Jesus quase sempre ausente.
4 - Catequese e missa são os grandes lugares da fé. Mas estes são os que andam na catequese. Estou curioso para saber o que dirão os que não andam na catequese.
5 - Pais e catequistas são os grandes jogadores deste campeonato. Avós... qualquer coisinha.
6 - Supostamente os media e a escola não pinta nada nisto da fé. É o que eles dizem. Será interessante perceber, numa entrevista em profundidade, se isso resiste.
7 - A dimensão missionária da fé quase ausente.

2 comentários:

Camilo disse...

Admirava-me é se o povo se confessasse. Da maneira como a confissão é tratada na pastoral paroquial!
Sendo uma situação que pode ser penosa os párocos não marcam horários para a confissão, fora da quaresma. Na quaresma a privacidade é muito duvidosa assim com a qualidade das confissões. Fora da quaresma é preciso pedir por especial favor ao pároco, que nem sempre reage do melhor modo a esse pedido, para nos conseguirmos confessar.
Não admira pois que as pessoas se afastem da confissão, com as condições existentes admirava-me se assim não fosse.
De resto, só me admira no ponto 6 a escola não vir referida, afinal parece-me que há mais adolescntes a frequentar EMRC que a catequese.
E claro que a dimensão missionária da fé esta quase sempre ausente, o exemplo vem de cima, nos poucos padres que conheço a dimensão missionária da fé também está quase sempre ausente.

Camilo

ruisdb disse...

Observação interessante