2011/11/29

Ando a ler (6)

Comecei a ler um número (2006) da revista Hedegehog, chamado “After secularization”. O segundo artigo (DAVIE Grace, Is Europe an exceptional case?, in The Hegdehog Review. Critical reflections on contemporary culture, 8 (2006) 1-2, 23-34) tem a curiosidade de a autora oferecer algumas previsões sobre a evolução religiosa da Europa.
São previsões com grau diferente de certeza.
Na primeira, ela “pensa” que a religião vicária (é um conceito que ela usa; a maioria delega numa minoria o exercício religioso) se vai manter até metade deste século. O modelo de mercado religioso (em que há uma constante negociação entre oferta e procura) tenderá a crescer. O que complica esta previsão é que também as igrejas históricas entrarão nesta opção de mercado.
Na segunda previsão, ela “sabe” que a presença do Islão é um factor crucial. Não só porque é mais um parceiro a jogo mas pró ser um catalisador de mudanças profundas no horizonte religioso da Europa.
A terceira previsão é uma “evidência”: a combinação destes factores aumentará (e não diminuirá) a dimensão pública da religião.
Dá para perceber que a autora não é grande fã das teorias clássicas da secularização.

Sem comentários: