2011/12/07

Emic vs Etic; qualitativo vs quantitativo

Estou a ler ARROYO MENÉNDEZ Millan, Religiosidade e valores em Portugal: comparação com a Espanha e a Europa católica (aqui)
O autor é um espanhol que se interessa por métodos em sociologia e pela religiosidade. No início deste artigo (onde trabalha com dados quantitativos) faz o reparo:
Apesar de ser a abordagem aqui empregue, a aproximação quantitativa não será a mais desejável.
Para poder optimizar a aproximação empírica aqui abordada são necessários estudos qualitativos através dos quais se possa contrastar e contextualizar o significado dos dados, variáveis e indicadores,quando se abordam temáticas tão complexas como as identificações, as crenças, os valores e as sensibilidades. Estes fenómenos são, no melhor dos casos, difíceis de apreender na sua complexidade a partir de indicadores concretos — que simplificarão necessariamente a realidade abordada. No entanto, os dados de inquérito susceptíveis de extrapolações inéditas são
fáceis de encontrar e o acesso às bases de dados originais também não parece ser complicado, enquanto o acesso a materiais empíricos qualitativos é praticamente impossível, em primeiro lugar, pela grande escassez de estudos desta natureza existentes e, em segundo, porque, quando efectivamente existem, não têm o hábito de facilitar os materiais intermédios (gravações
de áudio, transcrições, etc.) aos investigadores. Seguidamente, apresentaremos uma descrição dos dados estatísticos reunidos e, numa tentativa de ir mais além de uma visão meramente descritiva, ofereceremos interpretações e explicações dos mesmos — cuja confirmação depende da sua contrastação com outras abordagens qualitativas.

Sem comentários: