2012/01/29

Para dar sinal de vida

Nas últimas semanas tenho, finalmente,começado a redigir a tese. Ou melhor: ajuntado textos e rabiscos para a tese.
O importante é que já não estou apenas na fase de ler e pensar; j+a estou mesmo a seguir os items do meu projecto.
Para não haver tentações resolvi começar pelo princípio (o state of the art). E dentro deste tópico peguei pela zona em que estava menos à vontade: a sociologia da religião.
A coisa não é difícil de perceber; mas as teorias são muitas, dificilmente compatíveis. e os dados não se prestam muito a infirmar ou confirmar nenhuma.
Bom... algumas coisas com que me ocupei hoje:
1. desde meados dos anos 90 que a % de frequência à missa não baixa. O que pode significar que o quase dogma da secularização tem muito que se lhe diga.
2. A maneira como isto da missa é vivida pelas várias gerações varia muito. Ainda estou nisso, mas parece que a geração mais nova tem valores mais altos que a precedente. Amanhã verei com mais calma.

Sem comentários: