2009/07/20

Jornadas catequistas Porto 2009

De 6ª até ontem estive nas jornadas de catequistas do Porto, a orientar um dos cursos: acompanhar a profissão de fé dos adolescentes.
Mais de 200 participantes (no total; uns 30 no meu curso). Reencontrar bons amigos como o Luís de Braga e o Queirós de Vila Real. Também catequistas motivados daqui e dali.
Boa parte do que disse no curso vai aparecer ao longo do próximo ano na revista Catequistas. Mas quero deixar aqui algumas ideias e perguntas que me parecem importantes.
Estou é todo derreado. 2 dias e meio de curso, da maneira "intensa" como eu os oriento, deixaram-me todo partido. Se calhar seria mesmo sensato fazer como a maioria: sentar-me atrás do microfone, ler devagar um textinho, deixar umas perguntas para uns trabalhos de grupo lamechas...

4 comentários:

silvino disse...

não seria "seu" ..e deus só se manifesta na genuinidade do homem(:

este ano estive especialmente ocupado, e foi-me impossível estar presente, mas eles bem que podiam fazer assim uns preços "mais convidativos para os jovens" :p

ruisdb disse...

ai isto dos preços!

ruisdb disse...

O comment anterior ficou a meio:
O preço não é exagerado para a qualidade do produto (e não me estou a babar).
Mas, para o melhor e para o pior acaba por funcionar como filtro. Só paga os 40€ quem está motivado. Assim não há perigo de aparecerem catequistas maçaricos à procura de receitas rápidas.
Mas também pode excluir. Basta somar a alimentação, transportes e estadias (para quem vem de fora do Porto).
Em qualquer dos casos, este é daqueles casos claros em que é indecente uma paróquia pedir a um voluntário que dê bom exemplo, seja santo, dê o seu tempo... e ainda pague a formação que reverte a favor da paróquia.

silvino disse...

é óbvio que não posso concordar com uma atitude desresponsabilizadora dos participantes! e nem menosprezo o produto (ou serviço), muito pelo contrário =D

e também sei que o que pesa no meu bolso, pode não pesar no bolso de outra pessoa (ou de outro jovem).

mas pela sua resposta, acho que percebeu a minha intenção/provocação eheh