2009/02/07

Teologia... isso o que é?

A quem não esteja tanto por dentro pode soar estranho usar terminologia científica e académica a respeito de "teologia".
Deixa-me explicar algumas coisas. Sou um cristão católico, sacerdote, pertenço à congregação salesiana.
Não acho que haja maneira objectiva de demonstrar a validade universal da minha fé e da dos outros cristãos mas espero que quem não acredite aceite que tenho (temos) razões (ao menos subjectivas) para acreditar.
E em que é que entra a teologia?
A teologia (pelo menos numa perspectiva cristã) pretende ser um discurso, uma praxis de pensamento, que obedece às regras do método científico e que tem Deus por objecto.
1ª correcção. Na verdade, a teologia não pode ter Deus por objecto mas apenas aquilo que nós homens d'Ele conhecemos ou julgamos conhecer.
Fé e teologia não são o mesmo. Interessa-me mesmo é a fé, a possibilidade de estabelecer com o Deus revelado na vida, palavras e práticas de Jesus de Nazaré, uma relação de confiança e compromisso.
Mas porque acredito que Deus se tornou presente à humanidade e nos falou em processos e categorias humanas, tornou-se possível (e obrigatório) usar as capacidades humanas (entre as quais, a racionalidade) para dar sentido a essa fé de que falava. Não só em termos pessoais mas também para assegurar uma comunicação consistente entre aqueles que partilham a mesma fé.
Por isso é que a teologia, usando os recursos do método científico, pode ser dita também uma ciência.

1 comentário:

silvino disse...

adicionado ao feed :)