2009/04/20

koinexpo

Estive ontem em Vicenza (uma cidade ao norte de Itália) onde se realiza uma grande exposição de materiais e recursos para liturgia.
É evidente que a maior parte daquilo não me interessa profissionalmente: instalar órgãos de tubos ou controlar pragas de pombos não está na minha agenda.
O que sim me interessa é saber que há uma série de dimensões da vida eclesial onde há recursos para fazer bem.
Mas mais interessante é ter trazido para a minha agenda mental o papel da estética, do design, da arquitectura na pastoral (e na pastoral juvenil, em especial).
Entre paramentos, alfaias litúrgicas, cruzes, vitrais há por aí muita beleza à espera de ser usada pastoralmente.
Esta feira veio reforçar uma sensação que já tinha há algum tempo. Não encontro no nosso "mercado" objectos religiosos "em condições". E esta sensação não é só minha. A maior parte do material religioso e litúrgico inscreve-se numa estética que não me diz nada. Não haverá outras possibilidades? Descobri que sim.

PS: ver fotos aqui.

2 comentários:

Kaia disse...

Que inveja... gostava de ter ido.
Dava para tirar fotos?
Realmente muitas vezes existe um deserto em termos de objectos liturgicamente sgnificativos e esteticamente atrentes.

ruisdb disse...

nalguns stands era mesmo proibido tirar fotos. A ver se arrumo as coisas e ponho aí uns links