Hoje vou apresentar aos professores do instituto de teologia pastoral o meu esquema de tese. É uma novidade deste ano: os alunos apresentam o seu esquema a um conjunto de professores da área; isto aumenta os contactos e a comunicação.
O título
Believing in God: An empirical-theological study of social representations among adolescents in Portugal
Proponho para este projecto de investigação o título: “Acreditar em Deus…”
É um título que indica já as grandes opções e conteúdos do projecto.
“Acreditar em Deus”. Optei por uma forma verbal e não substantival porque permite exprimir melhor o objecto central do estudo. As expressões “fé” ou “imagem de Deus” poderiam ainda induzir um mapa teológico em que o estudo do mistério de Deus, a teologia da fé, a teologia espiritual estavam ainda separadas e compartimentadas. Ao usar uma forma verbal remete-se para uma acção, para uma praxis que vai ser estudada sob uma perspectiva empírico-teológica. O título diz ainda qual a abordagem teórica que preside ao olhar empírico sobre a realidade: a teoria das representações sociais.
O grupo estudado será o dos adolescentes em Portugal. Concretamente aquele grupo (aproximadamente 150000) de adolescentes com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos que frequentaram a catequese.
Desenho da tese
As opções desta proposta são claramente influenciadas pelo ciclo empírico-teológico proposto por van der Ven.
Opto por uma abordagem exploratória-explanatória em boa parte por ausência de investigação prévia utilizável.
Objectivos
• Identificare le immagini di Dio elaborate dagli adolescenti e il rapporto stabilito con Lui;
• I processi messi in atto per questo;
• Riflettere e valutare teologicamente e pastoralmente la reale esperienza di credere in Dio.
Estes objectivos estão formulados ainda sem referência aos constructos teóricos que vou usar.
São objectivos realistas, isto é são atingíveis a partir das disponibilidades e recursos científicos disponibilizados por mim e pelos relatores. É razoável acreditar que, por analogia com outros projectos de investigação, no estado actual da ciência, seja possível chegar a resultados originais.
Os objectivos estão devidamente articulados sem sobreposições nem repetições.
Background
Como pano de fundo e motivação para este trabalho está a evidente tensão entre a necessidade de conhecer-compreender a realidade e a ausência ou grave deficiência de estudos teórica e empiricamente bem fundados. Os estudos feitos em Portugal sobre as temáticas conexas com esta têm sérias limitações ao nível da definição teórica e ao nível epistemológico.
Clarificar os pressupostos teóricos
Qualquer estudo em teologia deve sempre clarificar quer o seu objecto teológico (neste caso, a experiência de acreditar em Deus) quer os instrumentos analíticos de que se serve (neste caso, a teoria das representações sociais).
Por isso assumo claramente uma visão “rica” de acreditar em Deus. Onde se articulam fides qua e fides quae num cristocentrismo trinitário. Dimensão eclesial e ortoprática. Dimensão histórico-evolutiva e escatológica.
Optei por usar a teoria das representações sociais pela sua capacidade heurística, flexibilidade e por evitar alguns dos problemas que outras abordagens às temáticas religiosas geralmente têm: o individualismo e a epistemologia reificada e monológica. A TRS permitirá estudar os processos pelos quais os sujeitos estudados elaboram socialmente as suas representações.
Pode parecer um risco usar esta teoria num contexto de teologia. Mas a sua antropologia de base dialógica, onde os sujeitos e os contextos sociais se articulam sem se sobreporem nem anularem e o equilíbrio tenso que há entre força do contexto sócio-cultural e agência da pessoa parecem oferecer uma alternativa promissora no clima cultural onde estamos, que nos parece condenar a escolher entre o esquecimento das críticas pós-modernas e a dissolução do sujeito.
Questões a investigar
• Quali le rappresentazioni sociali di Dio fatte dagli adolescenti portoghesi coinvolti nei processi di catechesi?
• Quali i processi messi in atto nella elaborazione delle RS (ancoraggio, oggettivazione) ?
• Quali i contenuti delle RS e come sono strutturati?
• Che correlazioni ci sono tra queste variabili e concetti: genero, età, pratica religiosa personale, percorso catechistico, RS di Dio del catechista rispettivo?
• Ci sono manifestazioni di polifasia cognitiva? Como possono essere interpretate?
• Può la “zona muta delle RS” spiegare la tendenza apofatica?
• Quale interpretazione teologica possiamo fare sulle RS di Dio prodotte dagli adolescenti?
Metodologia
A pesquisa sobre a RS da amostra será feita com um questionário. Este questionário contém uma série de informações de tipo mais anagráfico e alguns indutores que permitem captar as representações sociais presentes nos sujeitos.
Complementarmente à análise (cluster, factor, MDS) pode ser necessário recorrer a uma recolha de dados mais qualitativa que sugira pistas posteriores de análise e interpretação. O desenvolvimento, em anos recentes de software que permite uma expedita análise de dados não estruturados será uma ajuda preciosa.
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