Continuando com o texto de Pasquato.
2. O CA é uma iniciação à história da salvação
Não apenas como transmissão de informações sobre eventos passados. O CA é o processo que ajuda catecúmeno a descobrir que a história da luta entre Deus e o mal, que a passagem do mar vermelho é a sua própria história.
Não se trata de adquirir conhecimentos. Trata-se de fazer crescer a fé, isto é, envolver-se na causa de Deus.
Com Sto Agostinho percebe-se o alcance existencial do CA: "... quem te escuta, escutando, acredite; acreditando, espere; esperando, ame."
Nos eternos debates que vamos tendo sobre catequese entre quem quer mais conteúdos e quem quer melhores metodologias, não será de parar para pensar o que é que queremos realmente com a catequese? É que uma catequese que envolve os catecúmenos nunca é uma seca; e quando eles se queixam hoje que é uma seca, ou quando já não se queixam e simplesmente se vão embora, talvez nos esteja a dizer que algo de essencial nos está a falhar. Os maravilhosos eventos da história da salvação não estão presentes nas suas vidas; estamos apenas a oferecer metodologias ou comnteúdos mas sem nos ligarmos verdadeiramente à vida e sem ligarmos a sua vida à longa hist+ória da salvação.
Sem comentários:
Enviar um comentário