2009/03/16

Teoria da personalidade

Hoje li mais um artigo de FRANCIS Leslie J., Personality theory and empirical theology em Journal of empirical theology (2002).
Dois pontos de interesse.
A legitimação da teologia empírica. É interessante encontrá-la fora de van der Ven e do seu círculo de Nimega. O início do artigo é muito directo e acessível para perceber a legitimidade da teologia empírica.
Interessante também a forma como ele (Francis) tematiza a sua diferença para van der Ven: este prefere a abordagem intradisciplinar enquanto Francis prefere a interdisciplinar. Por duas razões: 1) Para que outros públicos que não os da TP tenham acesso aos dados e às conclusões e ao debate; 2) para que a TP possa aprender mais facilmente com o debate teorético e metodológico das outras ciências.
Personalidade e TP. O grosso do artigo é a defesa da importância do uso das teorias da personalidade em teologia pastoral. O homem farta-se de citar estudos que fez que provam esse mérito. Eu, que pouco conheço de teoria da personalidade, fiquei convencico. É das áreas da psicologia onde estou mais careca.. Só um aparte: este Francis investiga para caraças. A bibliografia dele é impressionante.

Sem comentários: