2009/03/21

Representações sociais e atitudes (1)

Um artigo de Howarth pode ajudar-me muito.
(HOWARTH Caroline Susannah 2006: 691-714)(HOWARTH Caroline Susannah 2006 How social representations of attitudes have informed attitude theories: the consensual and the reified. Theory and psychology 16(5):691-714.)

Este artigo não aparece isolado. Há (ou houve) um debate mais ou menos latente entre uma psicologia social “europeia” (mais atenta ao social) e uma outra “americana” (mais atenta ao individual-psicológico).
Howarth tenta perceber como é que um constructo como atitude que nasce com uma forte componente social (cfr Thomas & Znaniecki) evolui para uma perspectiva muito mais individualista. “É minha intenção mostrar como a progressiva individualização da psicologia social conduziu a um intendimento extremamente estreito das atitudes, focado quase exclusivamente no indivíduo descontextualizado e em versões (quase) associais e apolíticas dos seres sociais.” (p. 5)
Ela reconhece que houve ao longo da história da psicologia tentativas de “colocar o social de volta à psicologia social”.
Para perceber o que se passou ela vai usar a teoria da representação social (= TRS) para comparar e contrastar o conteúdo das teorias das atitudes e das representações sociais.

Sem comentários: