2009/03/01

E vai mais uma

Mais um artigo do estilo do anterior.
LEAK Gary K.// RANDALL Brandy A. Clarification of the link between right-wing authoritarianism and religiousness: the role of religious maturity em Journal for the Scientific Study of Religion 1995.
A definição dos conceitos já é bastante cuidada. Mas mais uma vez o conceito de maturidade religiosa deixa a desejar.

2 comentários:

silvino disse...

mais uma vez o conceito de maturidade religiosa deixa a desejar.. mas porq? fiquei curioso ..no porque nao, e o que deveria ser :p

ruisdb disse...

Obrigado pelo reparo.
Os autores trabalham bastante o conceito de maturidade. Vão buscar "medidas de religiosidade convencional" (Crenças tradicionais, práticas tradicionais, Estádios 2 e 3 da evolução da fé de Fowler) e "medidas de maturidade religiosa" (Estádios 4 e 5 de Fowler, Global Faith Development scale [uma coisa desenvolvida por eles], a Quest Scale de Batson, o índice de maturidade religiosa de Allport).
O problema é que cada um destes instrumentos (alguns são autênticos clássicos da psicologia da religião) tem muito que se lhe diga. Ou seja tem pressupostos epistemológicos e teológicos profundamente discutíveis. Como tudo. O problema aparece quando não são discutidos. E nesse sentido, dá-me a atenção que eles não sabem bem o que estão a medir.
Mais em linha com as minhas preocupações, está o facto de eles entenderem a fé como uma realidade "contínua". O que eu, numa lógica de iniciação cristã, não compro.