2009/03/07

Your research project. A step-by-step guide for the first-time researcher

A semana passada o prof Anthony emprestou-me uma cópia do livro WALLIMAN Nicholas, Your research project. A step-by-step guide for the first-time researcher (2001). achei-lhe uma certa piada. Muito na linha dos livros técnicos anglo-saxónicos: pensados de forma pedagógica, com boa disposição gráfica. Encomendei um exemplar pela amazon. Chegou-me ontem a 2ª edição (2005).
Esta 2ª edição continua muito pedagógica. Mas parece-me muito mais cuidada, ao referir outras fontes e outras correntes de opinião. Com esta opção penso que não se “afunila” tanto como na anterior.

No exercício 1.2 (pp. 18-20) o autor propõe dois textos defendendo um que a ciência é uma construção social e outro o contrário.
Ambos os textos usam o argumentário já habitual nestas ocasiões.
Algumas observações minhas:
• Fala-se de ciência em geral. Mas possivelmente em algumas ciências o grau de construção social será maior do que noutras. Até por causa dos pressupostos identificados pelo autor para o método científico (p. 12).
o Ordem. Se estudamos sociologia, a ordem é mutável
o Realidade externa. Quando avançamos para as ciências humanas, a realidade passa a ser menos externa, pois diminui a distância entre sujeito e objecto
o Fiabilidade (reliability?). Só pela soma das duas anteriores a fiabilidade da nossa percepção é posta em causa.
• Por um lado, a defesa da ciência como construção social leva-nos ao relativismo e, tendencialmente, à irrelevância e inutilidade do discurso científico
• Por outro, a defesa a outrance do carácter não-social da ciência esquece as condições objectivas de produção social (financiamentos, valores…)
o Podem-se citar os exemplos da frenologia e o actual dogma do aquecimento global

Sem comentários: